Como as línguas podem contribuir em tempos de isolamento social

Este período em que vivemos hoje, de isolamento social por conta da pandemia do coronavírus, mudou completamente nossa rotina. Os trabalhos, por ora, estão exclusivamente sendo realizados por home-office (com algumas poucas exceções). Diversão? Só dentro de casa. 

As 24h do dia, que tempos atrás pareciam pouco para dar conta de todas as atividades, agora parecem passar mais devagar. A verdade é que, sim, ganhamos mais tempo em comparação com a vida que levávamos antes dessa crise global – que torcemos para passar logo. E para aproveitá-lo de forma prazerosa, com alegria e bom humor, é preciso recorrer à criatividade. 

As línguas podem ajudar bastante nesse contexto. O tema pode ser aproveitado de diferentes maneiras, entre adultos e crianças. Lidar com outros idiomas, como inglês, espanhol, italiano, alemão, francês, entre muitos outros, é uma forma de criar novas conexões neurais, exercitar a mente, enxergar além, conhecer novas culturas, tradições, entre tantos outros benefícios. 

Assim, separamos algumas dicas e sugerimos algumas possibilidades para você recorrer às línguas e ter um tempo mais leve nessa fase de isolamento social. Aproveite!

Leia também:

Ensino a distância: um caminho inteligente em tempos de quarentena

Sânscrito: a língua antiga que se mantém viva

As vantagens e os desafios do trabalho remoto

Aprofunde-se nos estudos das línguas

Se você já domina um segundo ou terceiro idioma além da língua portuguesa, talvez esse seja o período certo para dedicar mais tempo à língua. Sugestões? Revise os conteúdos já estudados e retome as aulas particulares (agora totalmente online) se eventualmente tinha parado por falta de tempo. 

Exercite o máximo que puder, ou seja, pratique os conhecimentos adquiridos, seja ouvindo, falando ou escrevendo. Inclua a rotina da língua no seu dia a dia.

Interaja com nativos no telefone e dialogue com outras pessoas que conhecem a língua por meio de videoconferências, por exemplo. É uma forma de se conectar socialmente com pessoas queridas. 

Além disso, assista a filmes e séries com o idioma em questão, ouça músicas, leia livros, e assim por diante. Opções não faltam para você se aprofundar nos estudos da língua e na cultura que elegeu.

Conecte as crianças com novas línguas

Se você tem crianças em casa, uma dica é apresentar uma nova língua a elas ou, se já têm algum tipo de contato, aproveitar o tempo extra para reforçar o aprendizado. Isso pode ser feito de diversas formas. Colocando músicas na língua original, desenhos, realizando tarefas online que conectem os pequenos com o idioma. Dependendo da idade, até mesmo criando uma rotina fixa de estudos na língua. Todo o incentivo é saudável.

Essa fase é super adequada para introduzir uma segunda língua na rotina das crianças, bem como dar passos importantes para elas se tornarem bilíngues mais adiante. Nunca é demais lembrar: as crianças têm alto poder de absorção de informações e níveis de aprendizado, sobretudo até os sete anos de idade. A hora, portanto, é agora.

Arrisque-se e aprenda uma nova língua

A criatividade que falamos há pouco pode ser colocada em prática com o aprendizado de um novo idioma. Você pode, por exemplo, usar parte do tempo que gastava com seu deslocamento para ir e vir do trabalho nos estudos de uma nova língua. 

Esse aprendizado pode ser por meio de aulas online com professores particulares, ou mesmo investir nesses cursos em que você aprende sozinho por meio de aplicativos, tais como Babbel ou Duolingo. 

Existem muitas opções para dar os primeiros passos nessa jornada única de conhecimento de uma nova língua e sua cultura. Porque exercitar a mente e o raciocínio é sempre muito bem-vindo!

Novamente: o tempo que temos é o agora. Então, mesmo nos momentos mais conturbados, vamos aproveitá-lo ao máximo!

Leave a comment