Photo by Christine Roy on Unsplash

Decidir por fazer um intercâmbio é uma atitude ousada. Se esta é a sua escolha, parabéns! Convenhamos, não é fácil sair da zona de conforto e deixar a vida conhecida no Brasil para viver uma experiência completamente nova em um ambiente diferente do habitual. Por esse motivo, para que o intercâmbio seja bem aproveitado, isso exige um planejamento bem feito antes da viagem e um alto nível de consciência para se manter focado no objetivo principal.

Selecionamos algumas dicas para você se organizar e aproveitar ao máximo seu intercâmbio. Confira!

1. Peça auxílio a especialistas

Existe um bom número de empresas especializadas em intercâmbio no Brasil, então procure a que mais lhe agrada e feche a parceria. Eles conhecem todos os caminhos para tornar sua viagem mais simples, fácil e agradável. Claro que é possível resolver tudo por conta própria, mas essa escolha vai lhe custar mais tempo, ampla pesquisa e, às vezes, mais dinheiro.

No geral, essas empresas cuidam do processo de ponta a ponta do embarque ao desembarque no aeroporto, junto de toda a burocracia. Neste caso, é muito melhor você se preocupar apenas com o seu objetivo, de aprender ou aperfeiçoar o idioma e viver uma experiência proveitosa.

2. Decida pelo destino

A escolha do destino é parte importante no sucesso do seu intercâmbio. Analise com muita atenção cada uma das possibilidades oferecidas. Abra sua mente. É natural que haja um país de preferência pessoal, leve isso em consideração, mas, ao mesmo tempo, permita-se olhar para outros lugares, porque nem sempre o destino preferido é a melhor opção para o seu objetivo.

Por exemplo, se deseja aperfeiçoar o inglês, a Austrália ou Canadá podem ser lugares mais atrativos (e mais econômicos) em comparação com os Estados Unidos, um destino com muito mais procura. O importante também é que você se sinta bem no país para que seus estudos fluam da melhor maneira possível.

3. Valorize seu dinheiro

Um intercâmbio pede um investimento considerável do ponto de vista financeiro. O pacote passagem, hospedagem e o curso de aperfeiçoamento no idioma tem um custo considerável. Portanto, planeje bem seus gastos para se manter no exterior – lembre-se que estamos falando de outra moeda.

Faça uma planilha organizada e tenha na ponta do lápis os custos regulares de deslocamento, alimentação, lazer etc. Quando tiver um tempo livre, tente ao máximo fugir dos pontos turísticos e seus arredores, que no geral têm valores mais salgados. Cidades menores no entorno das grandes cidades costumam ser mais acessíveis e tão atrativas quanto. Esta é uma boa saída para valorizar seu dinheiro.

4. Invista nas experiências

Aprender ou aperfeiçoar o idioma é o grande objetivo de um intercâmbio. É fundamental manter o foco no objetivo, mas sem se esquecer de viver novas experiência que a viagem pode proporcionar. Mais do que apenas visitar um país, é muito válido fazer parte dele, mesmo que por um determinado tempo.

Em meio à rotina de estudos, separe um tempo para se permitir viver como se fosse um local. Não deixe de visitar pontos históricos da cidade, mas também reserve espaço para conhecer lugares convencionais como, por exemplo, feiras livres, teatro, shows musicais, eventos esportivos. Coma nos restaurantes tradicionais da cidade e, sempre que possível, faça viagens curtas a lugares próximos para conhecer um outro lado cultural de um mesmo país. E faça muitas perguntas, converse bastante com os locais que se mostrarem abertos ao diálogo. Além de treinar a língua que escolheu, você aprenderá boas lições e levará essa bagagem cultural para o resto de sua vida.

Boa viagem!

 

Leave a comment