Photo by Rob Bye on Unsplash

A língua inglesa é o ponto comum entre países de diferentes culturas e tradições que querem se comunicar sem barreiras, seja nos negócios ou no lazer. A realidade é esta há muito tempo e assim continuará sendo. E, mesmo estando em um país cuja língua materna é o português, o inglês tem forte influência no nosso cotidiano, e não é de hoje. Há muitos anos incorporamos palavras estrangeiras, por exemplo, insight, login, password, desktop, shopping, delivery, entre dezenas de outros termos.

Porém, a era digital nos colocou a apenas um clique de desbravar terras outrora distantes. E, nos últimos tempos, em que houve uma massificação da internet de banda larga e o crescimento substancial das redes sociais, a influência do inglês parece ter se tornado ainda mais evidente em nosso cotidiano. É muito viva a presença da língua e da cultura inglesa nas relações on-line entre as pessoas. Por isso, separamos algumas situações nas quais é possível observar termos e palavras em inglês que já se tornaram parte da vida dos brasileiros.

Manhã, tarde e noite em inglês

Vamos imaginar um dia cheio de um jovem brasileiro moderno. O celular desperta logo cedo e ele já se conecta ao Spotify e de acordo com seu humor escolhe quais músicas irá fazer o download antes de sair de casa. Depois de um café da manhã completo, hora de ligar o notebook, fazer o login e checar os últimos e-mails recebidos.

Com os e-mails respondidos e os spams deletados, vai para o desktop e abre o ícone do Facebook para interagir com os amigos e conferir os likes da publicação feita no dia anterior. Também clica nos links que considera mais interessantes para ler assuntos diversos. E acessa as homepages dos três principais veículos de comunicação para ficar por dentro das principais notícias.

Na sequência, sai para fazer os exercícios matinais no parque e aproveita o wi-fi disponível no local para postar no Instagram uma selfie que tirou em meio a natureza. Já no trabalho, o jovem profissional da área de marketing chega para uma reunião de brainstorm para a elaboração do business plan e posterior criação de branding do mais novo cliente para elevação do market share, na qual está presente o CEO da agência de marketing digital. A ata da reunião e todo o checklist das tarefas são feitos no tablet. À tarde, o diretor de arte cuida dos trabalhos de rotina, como os layouts de websites, folders e flyers. Para isso, usa como fonte de inspiração o Pinterest.

Um dia cheio junto à língua inglesa

Na volta para casa, enquanto está no metrô, o jovem lê o mais recente livro do Stephen King no e-reader. Já no conforto do lar, sentado no sofá após o jantar, liga sua smartv para assistir os recentes uploads no Youtube feitos pelos canais nos quais está inscrito. E dar sequência nos últimos episódios de uma série no Netflix.

Esse exemplo, que poderia ser aplicado a muitos jovens brasileiros, mostra o quanto utilizamos termos, palavras, expressões e nomes da língua inglesa nessa era digital.

Leave a comment